Cultivo Orgânico - Salsinha



Não consuma agrotóxicos – Cultive você mesmo

A Salsa

A salsa, salsinha ou perrexil possui o nome científico de Petroselinum crispum, é uma planta herbácea bienal (demora 24 meses para completar seu ciclo de vida, sendo 12 meses para crescer folhas e 12 meses para produzir flores e produzir frutos e sementes), podendo-se também, ser cultivada como anual (neste caso a planta não produz flores, frutos ou sementes). É nativa da região mediterrânea central (sul da Itália, Argélia e Tunísia) foi naturalizada em toda a Europa e é amplamente cultivada como condimento ou hortaliça de cheiro (Cheiro verde).


Fonte da Foto: www.healthandlovepage.com


Tipos de Salsa 

·         Salsa lisa
A Petroselinum crispum neapolitanum é a que tem melhor sabor para se misturar à comida. Utiliza-se o caule para acrescentar um sabor mais forte à comida. Uma dica para deixar a comida com o gosto da salsa bem forte é amarrar alguns caules juntos e colocar dentro de sopas ou comidas com muito líquido. Depois é só jogar fora o feixe.

Fonte da Foto: www.dom-sad-og.ru

·         Salsa crespa
A Petroselinum crispum é ideal para misturar em molhos como maioneses para dar cor e sabor leve.

Fonte da Foto: www.biosferaklub.info

·         Salsa de Hamburgo
A Petroselinum crispum tuberosum é a que é cultivada largamente na Europa. É fácil de plantar. Suas raízes são como tubérculos de batata-doce. É mais utilizada por causa das raízes pois suas folhas tem um gosto robusto.
Fonte da Foto: www.seeds-gallery.com
 
 Benefícios para a saúde

A salsa auxilia no tratamento de dores digestivas e azias; regula a menstruação e combate cólicas menstruais; é eficaz também no tratamento de artrite, artrose e gota; evita possíveis distúrbios cardíacos.
No entanto, por possuir fortes propriedades diuréticas, o chá de salsa é comumente indicado para infecções urinárias e problemas renais. Seu consumo regular é capaz de evitar que se formem cálculos ou pedras nos rins, além de eliminar o sal e uréia acumulada no organismo. Com o aumento de urina eliminada, a salsa também garante que bactérias e toxinas prejudiciais sejam expelidas, proporcionando uma espécie de “limpeza” no corpo.
Ainda, sua propriedade diurética torna a salsa uma grande aliada para quem deseja emagrecer com saúde. Com o aumento de líquidos a retenção é reduzida até tornar-se mínima, e como consequência o inchaço também diminui consideravelmente. Diminuindo-se o inchaço devido à retenção de líquidos, alguns quilinhos também irão embora naturalmente.

Fonte da Foto:www.steptohealth.com

Faça o cultivo orgânico em 05 Passos simples

Passo 1.: Plantio

·         Sementes

As sementes de salsa devem ser colhidas na planta após os frutos estarem secos e se abrirem naturalmente. Estas sementes se forem plantadas direto, podem tomar um longo tempo para germinar, variando de 2 a 6 semanas. Para a quebra da dormência, deve-se deixa-las de molho em água morna por um dia para acelerar a germinação.

Fonte da Foto: www.daggawalla.com

Sementes comerciais levam de 7 a 10 dias para a germinação. Plante-as no local definitivo na horta. Cada embalagem comercial de sementes possuem as formas de plantio detalhadas. Se o plantio não for em local definitivo, aguarde 20 a 30 dias para o transplantio no vaso.

Fonte da Foto: www.thyme2gardennow. blogspot.com

·         Mudas de bandejas

As mudas de bandejas são aquelas comercializadas 15 a 20 dias após a germinação das sementes. A vantagem é que as plantas já estão enraizadas no substrato e a saída destas raízes para o solo do vaso leva pouco tempo. Cada célula é constituída por duas a cinco mudinhas juntas.

Fonte da Foto: www.awaytogarden.com

Passo 2.: Escolha do vaso

A salsa pode ser cultivada em vasos e jardineiras, porém muitas pessoas plantam em vasos que são muito pequenos, o que limita muito o crescimento da planta e prejudica a sua vida útil. A salsa pode atingir até 80 cm de altura na floração e sua raiz pode ultrapassar até 50 cm de profundidade. Portanto os vasos e jardineiras utilizados devem ser profundos, com pelo menos 30 cm de profundidade para que a salsa possa se desenvolver bem.

Fonte da Foto: www.marksvegplot.blogspot.com

Passo 3.: Crescimento das plantas

·         Produção da planta

A salsa ou salsinha pode ser cultivada em uma variedade de climas, embora cresça melhor se cultivada em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C. Altas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente. O vaso deve ser exposto em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em regiões de clima quente, cultive em locais frescos e bem iluminados, mas sem que fique exposta a luz solar direta nas horas mais quentes do dia. O solo de cultivo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2. Contudo, a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Fonte da Foto: www.sowandso.com

·         Solo de plantio

O solo ideal de cultivo deve possuir alguns fatores que auxiliem no crescimento do sistema radicular e foliar da planta para permitir um crescimento saudável da planta. É importante que haja matéria orgânica no solo de crescimento, pois possui boa capacidade de retenção de água. Esta matéria orgânica pode vir em um produto como Condicionador de Solo “Classe A”, húmus de minhoca, esterco animal (importante estar curtido, esterilizado e peneirado) ou adubo orgânico. Além disso, é importante ter uma boa fonte de cálcio (calcário ou casca de ovo moída), fósforo (superfosfato simples ou fosfato natural), potássio (cinzas de churrasqueira peneiradas) ou adubo NPK, formulação de plantio 04-14-08. Fontes de tortas vegetais (algodão, mamona, girassol, etc.) também são bem vindas desde que se tenha atenção à quantidade, pois costumam serem muito fortes e queimar as plantas. As fontes de fósforo garantem um bom crescimento e enraizamento do sistema radicular.

Fonte da Foto: www.archive.feedblitz.com

·         Adubação de crescimento

A salsinha é uma planta que responde rápido quando nutrida de forma adequada. O uso de adubos orgânicos misturados ao solo de crescimento é benéfico ao sistema radicular e foliar. Para a cobertura pós-colheita, faça uma reposição nutricional utilizando um adubo mineral nas folhas. Assim a reposição nutricional do adubo manterá o rebrote foliar sem perdas após o corte das folhas (redução da área foliar responsável pela fotossíntese da planta).

Fonte da Foto: www.simplyrecipes.com

Passo 4.: Controle de pragas e doenças

As pragas e doenças da salsa geralmente surgem pela falha na nutrição ou irrigação adequadas. O pulgão e cochonilhas apresentam seu momento mais agressivo em épocas de escassez hídrica, principalmente no inverno e podem chegar até os vasos pelo vento. Outras pragas podem surgir, como lesmas, caracóis e caramujos, devendo-se serem catadas manualmente. Tanto as folhas com pragas quanto com doenças devem ser retiradas do vaso assim que forem identificadas e descartadas no lixo. Também é possível encontrar produtos orgânicos específicos para o controle de pragas, como lesmicidas, inseticidas e placas amarelas para atração de insetos voadores. Tanto pragas quanto doenças espalham rapidamente nos vasos.

Fonte da Foto: www.fanaticcook.blogspot.com

Passo 5.: Colheita

         A colheita das folhas da salsa pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio das sementes, quando a planta tem aproximadamente 12 a 16 cm de altura. Colha as folhas mas externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas (deixe parte do talo conforme foto abaixo). A salsa é uma planta bienal, sendo que no segundo ano ela irá produzir flores e sementes. Estas sementes poderão ser replantadas dando início a uma nova produção de plantas.

Fonte da Foto: www.mylittlevegetablegarden.blogspot.com
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultivo orgânico - Alho-poró

Não consuma agrotóxicos, cultive você mesmo - Baby Leaf