Não consuma agrotóxicos, cultive você mesmo - Baby Leaf



A Baby Leaf

A Baby leaf é a hortaliça obtida através da colheita antecipada, artifício no manejo da cultura, que garante os tamanhos reduzidos e uma produção mais orgânica. O tempo de espera da colheita varia de acordo com a espécie. No cultivo de hortaliças comuns, a alface é colhida com 65 dias, no caso do Baby leaf, plantada de sementes, esse tempo reduz para 50 dias. As folhas são macias, saborosas e podem ter cores e formatos diferentes, dependendo da espécie de hortaliça utilizada na produção. Este tipo de cultivo pode ser feito tanto em vasos (bacias, jardineiras, etc.) quanto no solo. Geralmente, planta-se feijão (broto), alface crespa, alface lisa, alface quatro estações, alface roxa, almeirão, acelga, agrião, chicória, rúcula e beterraba misturadas no mesmo vaso. A colheita é feita de forma conjunta também.


 Faça o cultivo orgânico em 04 Passos simples

Passo 1.: Plantio

·        # Solo de crescimento
O solo ideal de cultivo deve possuir alguns fatores que auxiliem no crescimento do sistema radicular e foliar da planta para permitir um crescimento saudável da planta. É importante que haja matéria orgânica no solo de crescimento, pois possui boa capacidade de retenção de água. Esta matéria orgânica pode vir em um produto como Condicionador de Solo “Classe A”, húmus de minhoca, esterco animal (importante estar curtido, esterilizado e peneirado) ou adubo orgânico. Além disso, é importante ter uma boa fonte de cálcio (calcário ou casca de ovo moída), fósforo (superfosfato simples ou fosfato natural), potássio (cinzas de churrasqueira peneiradas) e, adubo NPK, formulação de plantio 04-14-08. Fontes de tortas vegetais (algodão, mamona, girassol, etc.) também são bem vindas desde que se tenha atenção à quantidade, pois costumam serem muito fortes e queimar as plantas. As fontes de fósforo garantem um bom crescimento e enraizamento do sistema radicular. 

Fonte da Foto: www.checkmygarden.com

·        # Sementes
Após o vaso estar montado iremos fazer o plantio das sementes. Vamos misturar no mesmo vaso sementes de alface crespa, alface roxa, rúcula e beterraba para que cresçam juntas. Faremos vários riscos no substrato com profundidade de 2 cm. Colocaremos as sementes nestes riscos e cobriremos com substrato ou esterco bem fino. Vamos molhar o substrato em seguida para que as sementes iniciem o processo de germinação.

 
Fonte da Foto: www.homesteadbackyard.com

Passo 2.: Tratos Culturais

·         # Crescimento das plantas
As mudas levarão de 7 a 10 dias para germinar e iniciar o seu crescimento. Após este tempo de germinação, dentro de 40 dias estão prontas para serem colhidas, lavadas e consumidas. 

Fonte da Foto: www.marksvegplot.blogspot.com

·        # Adubação
No substrato já teremos nutrientes suficientes para o crescimento saudável das raízes das plantas. Além disso, podemos utilizar um adubo foliar orgânico para acelerar o crescimento e desenvolvimento das plantas, antes e após a colheita das folhas. Dessa forma, teremos folhas mais saudáveis e nutritivas em menor tempo e poderemos repetir o cultivo do Baby leaf mais vezes no decorrer do ano.

 
Fonte da Foto: www.zadenier.nl

·        # Controle de pragas e doenças
Como a colheita do Baby leaf acontece de forma mais rápida que o cultivo tradicional as chances de aparecerem pragas e doenças só ocorrerão se houver falta ou excesso de água nas plantas. Caso contrário, não haverá problemas nos vasos. Se surgir alguma praga, lesmas, caramujos, formigas ou lagartas, estas deverão ser catadas manualmente. No caso de alguma doença, recomendamos o arranquio e descarte da planta, o quanto antes, para que não contamine as demais.

 
Fonte da Foto: www.thriftyfun.com

Passo 3. Colheita das plantas
Após 50 dias do plantio (10 da germinação e 40 do crescimento) as plantas estão prontas para serem colhidas. Podem ser arrancadas da terra, descartando-se o sistema radicular ou serem cortadas com faca ou tesoura (neste caso as raízes ficarão na terra), podem ainda, serem cortadas as folhas, deixando que a planta reinicie seu crescimento produzindo novas folhas para o consumo. Após a colheita, as plantas devem ser lavadas e estarão aptas para o consumo.

Fonte da Foto: www.lovefood.com

Passo 4.: Preparo para o consumo

Após a colheita, as plantas devem ser lavadas em água corrente (torneira da cozinha). Podem ser servidas inteiras ou picadas com faca em tamanhos médios ou finos. Por ser um mix de hortaliças seu sabor será variado, tendendo ao picante da rúcula, sabor médio da alface até o adocicado da folha beterraba. Além disso, apresentará uma boa quantidade de nutrientes devido à concentração variável de cada um nas espécies cultivadas.

 
Fonte da Foto: www.bulmerfarms.com.au

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultivo Orgânico - Salsinha

Cultivo orgânico - Alho-poró