Cultivo orgânico - Alho-poró



Não consuma agrotóxicos – Cultive você mesmo

Alho Poró

O alho-francês ou alho-poró (nome científico Allium porrum) é consumido há milênios por gregos e egípcios e tem conquistado o paladar de muitas pessoas até os dias de hoje. De sabor suave e versátil, este tem se tornado ingrediente de pratos como sopas, saladas, quiches e cremes, e pode ajudar e muito a melhorar a sua saúde, quando usado na alimentação. Este alimento da mesma família do alho e da cebola é muito parecido com a cebolinha e pode ser encontrado para venda em feiras, sacolões e supermercados.

Fonte da Foto: www.99roots.com
Benefícios

O alho-poró possui baixo teor de gordura e vaso dilatador, portanto é muito indicado para gestantes com dificuldades para controlar a pressão arterial, prevenindo a eclampsia, doença proveniente deste problema. Além disso, age como diurético e ajuda a prevenir o câncer dos ovários. Seu consumo é eficaz ainda para conter doenças cardíacas, derrames, evolução de quadros negativos do diabetes – entupimento das artérias, por exemplo –, má digestão, gripes, resfriados e pressão alta.
Por ser rico em fibras dietéticas, ele ajuda ainda nas funções digestivas e no metabolismo, ajudando ainda a dar sensação de saciedade. É rico ainda em ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B, minerais essenciais como magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo, possuindo ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

 Fonte da Foto: www.commons.wikimedia.org

Faça o cultivo orgânico em 04 Passos simples

Passo 1.: Plantio

·         Escolha do vaso

O alho-poró (Allium porrum) pode ser cultivado em vasos e jardineiras, porém os vasos pequenos e rasos limitam muito o crescimento da planta, que pode atingir até 80 cm de altura e cuja raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade. Portanto os vasos e jardineiras utilizados devem ser profundos, com pelo menos 30 cm de profundidade para que o alho-poró possa se desenvolver bem.

Fonte da Foto: www.commons.wikimedia.org

Sementes

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo. Cada embalagem comercial de sementes possuem as formas de plantio detalhadas.

Fonte da Foto: www.allotmentheaven.blogspot.com

Mudas de bandejas

As mudas de bandejas são aquelas comercializadas 15 a 20 dias após a germinação das sementes. A vantagem é que as plantas já estão enraizadas no substrato e a saída destas raízes para o solo do vaso leva pouco tempo. Cada célula é constituída por uma ou duas mudinhas juntas.

Fonte da foto: foto do autor

Passo 2.: Crescimento das plantas

O alho-poró (Allium porrum), também chamado de alho-porró, é uma planta bienal (seu ciclo completo de crescimento e produção de flores, frutos e sementes, dura 24 meses), mas é geralmente cultivada como uma planta anual (durante este período a planta não produz flores). O pseudocaule da planta é formado por camadas de bainhas de suas folhas, e é este pseudocaule que é utilizado como alimento.
 
Fonte da Foto: www.dreamgarden3.blogspot.com

Solo de crescimento

         O solo ideal de cultivo deve possuir alguns fatores que auxiliem no crescimento do sistema radicular e foliar para permitir um crescimento saudável da planta. É importante que haja matéria orgânica no solo de crescimento, pois possui boa capacidade de retenção de água. Esta matéria orgânica pode vir em um produto como Condicionador de Solo “Classe A”, húmus de minhoca, esterco animal (importante estar curtido, esterilizado e peneirado) ou adubo orgânico. Além disso, é importante ter uma boa fonte de cálcio (calcário ou casca de ovo moída), fósforo (superfosfato simples ou fosfato natural), potássio (cinzas de churrasqueira peneiradas) e, adubo NPK, formulação de plantio 04-14-08. Fontes de tortas vegetais (algodão, mamona, girassol, etc.) também são bem vindas desde que se tenha atenção à quantidade, pois costumam serem muito fortes e queimar as plantas. As fontes de fósforo garantem um bom crescimento e enraizamento do sistema radicular.

Fonte da Foto: www.dreamgarden3.blogspot.com

Produção da planta

O alho-poró cresce melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, mas pode ser cultivado em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido. A planta resiste a baixas temperaturas É uma planta exigente em luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Cultive em solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal do solo é de 6,0 a 6,8. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Fonte da Foto: www.dreamgarden3.blogspot.com

·         Produção de pseudocaules compridos

Se o objetivo é colher o pseudocaule, periodicamente amontoe terra junto à planta para que a planta acelere seu crescimento e desenvolva os pseudocaules brancos.

 
Fonte da Foto: www.mork.is
      
      Adubação

O alho-poró é uma planta que responde rápido quando nutrida de forma adequada. O uso de adubos orgânicos misturados ao solo de crescimento é benéfico ao sistema radicular e foliar. Para a cobertura, faça uma reposição nutricional utilizando um adubo mineral nas folhas das plantas uma vez a cada 30 dias.

Fonte da Foto: www.gardeningwithchildrenblog.co.uk

Passo 3.: Controle de pragas e doenças

As pragas e doenças do alho-poró, são as mesmas da cebolinha e geralmente surgem pela falha na nutrição ou irrigação adequadas. O pulgão e cochonilhas apresentam seu momento mais agressivo em épocas de escassez hídrica, principalmente no inverno e podem chegar até os vasos pelo vento. Outras pragas podem surgir, como lesmas, caracóis e caramujos, devendo-se serem catadas manualmente. Tanto as folhas com pragas quanto com doenças devem ser retiradas do vaso assim que forem identificadas e descartadas no lixo. Tanto pragas quanto doenças espalham rapidamente nos vasos.

Fonte da Foto: www.helpfulgardener.com

Passo 4. : Colheita

A colheita do alho-poró ou alho-poró é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. As plantas são geralmente colhidas quando seus pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro.
A planta é arrancada inteira, e suas folhas podem ser aparadas. As folhas são comestíveis, mas são menos apreciadas e usadas que o pseudocaule. A colheita pode ser atrasada sem problemas se o clima continuar adequado.

Fonte da Foto: www.rhs.org.uk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultivo Orgânico - Salsinha

Não consuma agrotóxicos, cultive você mesmo - Baby Leaf